terça-feira, 1 de março de 2011

Orientações para a leitura do Caso dos Exploradores de Cavernas - mais orientações


Após longos e calorosos debates, na útltima sexta-feira foi realizada a esperada atividade utilizando o fichamento do livreto "O Caso dos Exploradores de Cavernas" de Lon Fuller.

Respeitando a opinião individual, bem como a sabedoria expressada por cada um dos juízes, foi estabelecido um processo eletivo para que pudéssemos verificar qual a "opinião de cada sala" sobre o caso.

Eis os resultados:

Tanto a turma 1 quanto a turma 2 - NÃO CONDENARIAM OS ESPELEOLÓGOS QUE PRATICARAM ATO DE CANIBALISMO À MORTE ( 31 x 6   e 31 x 14, respectivamente) e ambas as turmas a absolvição dos reús se daria por argumentos semelhantes aos apresentados pelo Juiz Foster.

Eis um trecho do voto do magistrado vitorioso:

"Concluo, portanto, que no momento em que Roger Whetmore foi morto pelos réus, eles se encontravam não em um "estado de sociedade civil" mas em um "estado natural" como se diria na singular linguagem dos autores do século XIX. A consequencia disto é que a lei que lhes é aplicável não é a nossa, talcomo foi sancionada e estabelecida, mas aquela apropriada a sua condição. Não hesito em dizer que segundo este princípio eles não são culpados de qualquer crime. 

O que estes homens fizeram realizou-se em cumprimento de um contrato aceito por todos e proposto em primeiro lugar pela própria vítima.
...
A verdadeira conciliação da excludente da culpabilidade em razão da legítima defesa com o dispositivo legal segundo o qual constitui crime matar a outrem deve ser encontrada na seguinte linha de raciocínio. UM dos principais objetivos subjacentes a qualquer legislação penal é o de dissuadir os homens da prática do crime."

A PARTIR DOS RESULTADO APRESENTADOS FOI SUGERIDA A SEGUINTE ATIVIDADE PARA A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA: ELABORAR UM TEXTO, SEGUINDO O ESTILO DE VOTO APRESENTADO NO LIVRO, CONSOLIDANDO O RESULTADO DA VOTAÇÃO EM CADA UMA DAS SALAS. 

O MELHOR TEXTO DE CADA SALA SERÁ PUBLICADO AQUI, COMO REPRESENTAÇÃO DO RESULTADO DO JULGAMENTO. A ATIVIDADE É FACULTATIVA.

E você, na sua opinião, como julgaria os exploradores de cavernas?
Respondam e postem no blog para ampliarmos a discussão.

See u
Katia Farias

2 comentários:

  1. Só para constar, eu não condenaria aquelas pobres criaturas à morte e meu argumento seria que eles estavam protegidos sob a égide das excludentes de ilicitude.

    ResponderExcluir
  2. Obviamente que seriam absolvidos, pois com todo sofrimento psicológico pelo ato de canibalismo de pessoas que se conheciam, seria mais inteligente poupar quatro vidas em detrimento de uma ou as cinco deveriam morrerem a míngua ?

    ResponderExcluir