terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água - Questão essencial trazida pelo aluno Renê do 5o período Direito da FACET



 
22 de março
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
21 a 25 de março de 2011 - Semana da Água no TRE-PE
 
 
Declaração Universal dos Direitos da Água
 
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Você sabia...
 
... que as projeções para 20251 apontam que mais de 30% da população mundial poderá enfrentar uma situação de absoluta falta de água?
1
IWMI (International Water Management Institute) 
Dicas Socioambientais:
  • Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.
  •  Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde ou opte pela ecolavagem2.
2 Ecolavagem é um processo de limpeza de veículos que praticamente elimina o uso de água, substituindo-a por produtos a base de cera de carnaúba, silicone e tensoativos. Os produtos utilizados quebram as moléculas de sujeira, permitindo a remoção sem jatos d'água. O método foi inventado em 1990, pelo técnico químico Lúcio Edno Pereira, de Guarulhos, SP, após quinze anos de pesquisas, iniciadas quando levou uma bronca por gastar água da garagem para lavar o seu carro. O síndico foi um dos primeiros clientes. Uma lavagem comum, com baldes, consome aproximadamente 50-80 litros de água. Com a utilização dos produtos da Ecolavagem, que eliminam a sujeira com auxílio de panos, o consumo cai para 200 ml (um copo americano).
http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm; http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/dia_mundial_da_agua.html
http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/ecocamara/noticias/tire-suas-duvidas-e-conheca-mais-sobre-o-processo-da-ecolavagem
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário