quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dia do Estudante e do Jurista

Como não poderia deixar de ser, impossível dentro desse espaço faltar o meu cumprimento sincero pela passagem do Dia do Jurista e do Estudante.

Mas que um feriado, ou dia normal de trabalho já que algumas faculdades não param e eu estou em plena labuta, nada mais justo nesse dia do que lembrar da importância do estudo, como única fonte de acumular uma riqueza que nenhuma crise econômica ou de má gestão pode nos levar - o conhecimento.

Hoje é dia de comemorar a curiosidade do aluno que pergunta, a insistência do que continua a perguntar, a paciência daquele que além de perguntar ainda se entrega a pesquisa, bem como o prazer, daqueles que entendem as horas de estudo, não como mera obrigação, mas como um deleite à alma, em especial num mundo onde tantos não têm acesso aos livros, aos professores e às oportunidades. 

Ser estudante é uma condição que quem adquire não quer perder, pode chegar onde for, mas sempre sentirá uma profunda ternura diante da criança debruçada sobre os livros e compreenderá que muitas vezes, o silêncio da leitura é melhor que muitas companhias até mais barulhentas.

O bom jurista é sempre um estudante, uma vez que o Direito é uma ciência que dia a dia se renova, buscando alcançar e entender as constantes e emergentes necessidades sociais que dia a dia crescem em proporção geométrica. A lei de hoje talvez não seja remédio para o problema de amanhã, quem sabe já regido por nova norma, mas o apredizado trazido pela lei que foi mudada, os avanços e frustações com ela experimentados certamente será um dos horizontes para a compreensão do novo mundo, com suas novas normas.

Nesse dia, minha homenagem a todos os estudantes, em especial aos meus alunos, aos meus professores, que me fizeram a estudante de hoje. Um beijo especial para Juliana, que de aluna à colega enche meu coração de alegria em vê-la tão linda e especialmente cheia (literalmente) de vida.
Juliana já era mamãe mas ainda não sabia quando tirou essa foto...
 

Parabéns a todos nós.
Professora Katia Regina Farias

ps: Gostaria de vir a público, uma vez que é impossível agradecer a cada um dos responsáveis, dizer que fiquei profundamente emocionada com a "Homenagem a uma ilustre advogada e professora" que recebi da turma do 2o semestre "A" da FACET. 
Foi muito gratificante e feliz saber que mesmo não sendo mais titular de qualquer disciplina com aquela turma ainda assim o meu nome foi lembrado no Dia do Jurista e do Estudante.
Não que eu me sinta verdadeiramente tão ilustre, mas me sinto sinceramente esforçada e devotada ao labor que a vida escolheu para me dá o pão de cada dia, de modo que a alegria de saber que pude contribuir para a formação de tantos é recompensa que não existe dinheiro que possa pagar e estímulo a sempre tentar ser melhor no faço.
Muito obrigada, 
Professora Katia Farias, em 17 de agosto de 2010




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ps. Antes que me perguntem as fotos na sequência: Alunos do 4o período durante o Juri Simulado organizado pelo Prof. Romulo Palitot, turma concluinte de negócios imobiliários no IFPB, Professor Gutemberg Cabral e minhas colegas estudantes e advogadas (Alemanha, França e Suiça) durante o curso na UNSW.

    ResponderExcluir