Notícia retirado do site de notícias G1 - WWW.G1.COM.BR:
"O volume de crédito oferecido pelos bancos cresceu 1,2% em julho deste ano, chegando à marca inédita de R$ 1,54 trilhão, novo recorde, informou nesta terça-feira (24) o Banco Central. Em doze meses até maio, o volume de crédito dos bancos subiu 18,4%. Na proporção do Produto Interno Bruto (PIB), o crédito atingiu 45,9% em julho - também novo recorde.
Em maio e junho, respectivamente, os dados do BC mostram que o volume de crédito dos bancos havia crescido 2,1% e 2%. Deste modo, houve uma desaceleração do crédito no mês passado, quando avançou 1,2%. "O crédito bancário manteve a tendência de expansão em julho, embora em ritmo menos intenso do que nos dois meses anteriores", informou o Banco Central.
Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, a desaceleração do crédito bancário já era esperada por conta da redução do nível de atividade da economia brasileira. "Está desacelerando um pouco, mais em linha com o que ocorreu no nível de atividade", disse ele a jornalistas.
BNDES X bancos
Lopes observou ainda que a taxa de crescimento do chamado "crédito direcionado" (principalmente as operações do BNDES para empresas) foi de 4,9% em julho, na comparação com a elevação de somente 0,4% no crédito para as pessoas jurídicas com recursos livres - ofertado pelos demais bancos do sistema financeiro. Ao mesmo tempo, o volume de crédito para as pessoas físicas cresceu 1% no mês passado.
"As empresas estão buscando mais o crédito direcionado [ofertado pelo BNDES com juros mais baixos] do que as operações com recursos livres [linhas de crédito ofertadas pelos outros bancos]. O crédito com recursos livres dos bancos cresce menos porque a clientela tem risco mais elevado. As instituições financeiras vão ofertar taxas mais razoáveis para as empresas [com recursos livres], mas não vejo isso no curto prazo [em 2010]", acrescentou Lopes.
Esse é um espaço para que meus alunos possam expor o resultado de suas pesquisas, compartilhar e comentar notícias de interesse acadêmico, jurídico e profissional. Um lugar para fortalecer a conexão que deve haver entre a sala de aula e a vida profissional e entre esta e o exercício da cidadania.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário