segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mais um colaborador: DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA



Ana Alice é aluna do 5o período de Direito da FACET

O direito primordial ao ser humano é o Direito à vida. 

Direito este que para ser garantido deve estar em harmonia com vários outros direitos fundamentais, a liberdade, a igualdade, a dignidade da pessoa humana, a honra, etc. Direitos inerentes à pessoa, que se manifestam singularmente.

A nossa Constituição garante à todas as pessoas o direito à vida com dignidade, mas para se ter uma vida digna é necessário que o ser humano tenha seus direitos fundamentais aplicados com eficácia a partir daí teremos a dignidade da pessoa humana.

Para obter esta tão almejada dignidade, podemos citar várias exigências básicas para a sobrevivência, uma moradia com condições primordiais de higiene, o direito ao trabalho para que o homem tenha capacidade de formar família e poder supri-la, acesso a saúde e remédios, ter acesso a educação onde terá a possibilidade de conhecer a ciência e participar dos desenvolvimentos políticos, cultural e econômico e viver em solidariedade respeitando e sendo respeitado.

Quando falamos de dignidade da pessoa humana, jamais podemos excluir a noção dos três princípios fundamentais do Direito Romano: honestere vivere (viver honestamente), alterum nom laedere (não prejudique ninguém) e suum cuique tribuere (dê a cada um o que lhe é devido). 

Para que os nossos direitos e a nossa dignidade seja respeitada, temos que ter a consciência que para viver dignamente, não temos apenas direitos, mas obrigações. Obrigações estas que nos leva a respeitar o direito de ir e vir de outrem, não invadir a privacidade das pessoas e agir com honestidade em todos os compromissos que assumirmos e ter a capacidade de compreender que o meu direito termina onde começa o do próximo.

Viver dignamente reúne todos estes aspectos. Sabemos que a realidade é bem diferente e difícil de aceitar, mas não devemos apenas atribuir culpados e sim passar a refletir e analisar nossos atos como cidadãos. Temos uma sociedade individualista que visa unicamente o seus interesses, sem olhar em volta e prestar atenção aos acontecimentos sociais do dia a dia e sem se dar conta que cada um nós seremos responsáveis pelas escolhas erradas que fazemos, pois toda ação traz uma reação.

Ao deparar com a pobreza que nos rodeia, a precariedade na saúde, uma educação que estimula nossas crianças a freqüentar a escola por uma renda ao invés do conhecimento, o desemprego é alarmante fazendo com que cresça a criminalidade, pessoas que sobrevivem em condições humilhantes, as tão temidas favelas, ou seja, a vergonha dos brasileiros. Tudo isso se resume a grande desigualdade social.

Diante desta verdade, deixo aqui um questionamento. Que tipo de ser humano vive dignamente nessas condições e que tipo de cidadãos, se é que podemos chamar assim, onosso país esta formando?

Temos que nos policiar e passar ver os nossos interesses como um bem comum a todos. Lutar com dignidade por uma sociedade mais justa. Cada um deve fazer sua parte e não esperar apenas dos governantes, pois o poder na verdade vem do povo, esta em nossas mãos.

3 comentários:

  1. Um abração para minha colega de turma Alice, tem muito futuro essa garota. Um abração para professora Kátia por abrir esse espaço para os alunos.

    ResponderExcluir
  2. Querida Ana Alice fico feliz por abrilhantar meu site, ou seja, nosso site, acredito que com trocas de informações entre todos fazendo doações através das mensagens postas no site todos só temos a ganhar o meu muito obrigado e espero contar com mais colaboração, abraço forte do amigo Claudio colega de sala de aula do 5º período de Direito faculdade FACET- Timbaúba/PE.

    ResponderExcluir
  3. para mim é uma felicidade quando vejo os alunos participando do blog.

    ResponderExcluir