terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ana Alice, again: No meu conceito, o que é Direito? O que busco de bom e o que eu quero banir do Direito?



Ana Alice é aluna do 5o semestre de Direito da FACET
Até hoje em todos os meus conhecimentos prévios e deduções, poderia dizer simplesmente que Direito seria a pura lei para ser aplicada e cumprida, mas vai muito mais além. 
 
Digo que é uma ciência que busca a plenitude do que é Certo, é uma igualdade justa, um conjunto de normas com obrigações, direitos e oportunidades com a finalidade de manter a ordem e o progresso em uma organização social, é um pouco do que somos, desejamos e buscamos para viver em harmonia com as pessoas, ou seja, viver em comunidade. 
 
Pode se dizer que é o equilíbrio do ser humano e que nos permite ser dignos de lutar por aquilo que idealizamos.

Vivemos uma realidade bem diferente do ideal que se deseja alcançar, mas temos que fazer nossa parte lutando por dignidade, justiça e direitos. Hoje estou iniciando uma caminhada longa e satisfatória: O curso de Direito, posso assim dizer que é a concretização de um sonho bem antigo. Deveria ter começado mais cedo, só que minhas condições financeiras não me permitiam, entretanto não importa, pois hoje consegui e pretendo com todas as forças conclui, e nunca é tarde para realizar mais uma meta de vida.

Esta ciência tão complexa e ao mesmo tempo tão clara diante de nós provoca em mim uma necessidade enorme de lutar por uma sociedade justa, que sabe o que quer, conscientizada, obedecendo as normas da lei vivendo o pleno direito, sei que é difícil, mas depende de cada um de nós. Quero sim ser uma operadora do direito não só para aplicar a lei ou impulsioná-la, não quero ser só mais um com um diploma na mão e que se junta aos inúmeros que tem por ai operando o direito de maneira inadequada, fazendo as pessoas cada vez mais desacreditarem na lei, ou seja, no Direito. 
 
São essas atitudes e acontecimentos que devem ser banidos do Direito. Em pensar que ainda existe e vai continuar existindo pessoas que ingressam neste curso de tal importância para tirar vantagens em seu benefício, não falo no todo, mas uma boa parte. Todos nós somos um pouco responsáveis.

A sociedade precisa sim ter consciência do Direito e de seus legisladores, pois são eles que criam e elaboram as leis, por isso é muito importante sabermos a quem estamos atribuindo esta missão, que afeta diretamente em nossa vida, nossas famílias, nossa comunidade enfim nosso país. Deve sim ter punição os membros dos
três poderes que é o legislativo, o executivo e o judiciário que agir de forma erronia ou corrupta, e acabar com o mal que denigre e feri nossa integridade de cidadãos.

A liberdade é um direito, por isso luto, mas que não seja apenas eu ou alguma outra pessoa, mas todos em busca de uma liderança política democrática e justa, por um direito em conformidade com a lei e sua sociedade, e que o povo saiba respeitar as normas, escolher bem seus representantes e brigar por sua cidadania. Só assim estaremos juntos por uma nação de verdade livre.

“Liberdade, conquista maior do Direito”.

(Ana Alice)

Nenhum comentário:

Postar um comentário