quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Boas vindas ao semestre que chega

Hoje, ao menos para mim, retornam as aulas. 

Ainda não sei quem serão os personagens que vão me acompanhar na viagem que sempre é um um novo semestre. Tenho certeza que em julho terei boas estórias para contar, do que vem a partir de então.

Até quando as turmas se repetem, sempre tem alguma novidade que marca diferentemente a "personalidade da turma" e o reencontro, acaba com gosto de apresentação.

Os semestre "x.01" são marcados pela novidade, especialmente para mim. Na qualidade de professora de Introdução ao Estudo do Direito assumo a missão de apresentar os novatos à uma nova ciência, o que me parece normalmente me parece uma grande honra. 

Honra e responsabilidade. Sendo professora que sempre tem na mente as experiências de aluna, tenho plena consciência e convicção da seriedade do trabalho. 

Muitas vezes o professor será o elo entre o "amar", "odiar" ou 'ignorar" um assunto.

Não que eu traga para mim ou tenha a ilusão de ser a "dona da verdade", "oráculo do conhecimento", em qualquer assunto. Nada disso.

Tento apenas ser uma boa ponte no sentido de facilitar o acesso dos alunos aos estudos jurídicos, utilizando do que aprendi (acertando e errando) com vistas a viabilizar ou tornar mais fácil o processo ensino aprendizagem.

É uma missão. 

Boa vontade e instrumentos para cumprí-lo eu os tenho. 

Mas o estudo não é uma via de mão única, não basta apenas a boa vontade do professor, os bons livros, artigos, palestras, vídeos, metodologias, necessário ser faz, e de modo marcante, a cooperação e a entrega dos alunos no projeto.


A banda não toca somente com instrumentos, partituras  e um maestro...ela precisa de músicos, assim como eu preciso de bons alunos.

Por isso, esta mensagem tem a finalidade essencial de iniciar o semestre com bons fluidos, renovar a boa vontade, a coragem e a disposição e por que não,dizer :BOAS VINDAS aos novos alunos que chegam, tomara que a gente se dê muito bem. 
See u

Katia Regina Farias


5 comentários:

  1. Professora Kátia.

    Concordo com a mensagem de 'Boas vindas ao semestre que chega'. No entanto, ousadamente, altero o parágrafo 12 onde diz:

    "A banda não toca somente com instrumentos, partituras e um maestro...ela precisa de músicos, assim como eu preciso de bons alunos."

    Passando a figurar assim:

    A banda toca somente com bons instrumentos, partituras e um bom maestro. Como na sala de aula, ela precisa de um bom regente (assim como você)e bons alunos para uma perfeita sinfonia.

    Parabéns Maestrina.

    Seu sempre aluno. GILBERTO

    ResponderExcluir
  2. QUERIDA AMIGA E PROFESSORA KÁTIA! GRANDE MESTRA, NA ARTE DE INTRODUZIR MUITOS CALOUROS NO UNIVERSO DO DIREITO, E, GRANDE RESPONSÁVEL EM AJUDAR MUITOS JÁ INTRODUZIDOS A CONTINUAR NESTE UNIVERSO, FOCADOS NAS EXIGÊNCIAS DO CURSO. BEM-AVENTURADOS, AQUELES QUE EM SUA VIDA ACADÊMICA TIVERAM OU TIVEREM A OPORTUNIDADE DE CONHECÊ-LA E EMBEBER EM SEUS CONHECIMENTOS CARINHOSAMENTE ESTABELECIDOS DENTRO E FORA DO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. OS QUE HOJE SOMOS TERCEIRO SEMESTRE,QUE ENCONTRAMO-NOS EM FASE DE APERFEIÇOAMENTO, SE FÔSSEMOS BEBÊS,DE CERTO ESTARÍAMOS ENGATINHANDO, APRENDENDO A NOS REERGUER DAS QUEDAS E DESAFIOS, BUSCANDO ASSUMIR UMA IDENTIDADE JURÍDICA PARA AS NOSSAS VIDAS QUE DE CERTO MODO, NOS DIFERENCIARÁ DOS MEDÍOCRES BACHAREIS DO DIREITO OU DE QUAISQUER OUTROS CURSOS, QUE POR NATUREZA, EXIGEM PERSEVERANÇA,DEDICAÇÃO,ESFORÇO,SUPERAÇÃO,
    ABDICAÇÃO,BUSCA E APRENDIZADO CONSTANTE. OBVIAMENTE, QUE PARA OS VOCACIONADOS TORNA-SE MAIS FÁCIL!!! PARA OS DEMAIS, É SÓ UMA QUESTÃO DE DAR CONTA DO RECADO (...)A REALIDADE, É QUE, O QUE ESPERA TODOS, É ALGO QUE ESTÁ TOTALMENTE LIGADO A NOSSA VIDA, PORÉM, ORDENADO E SISTEMATIZADO DE FORMA TÃO MAIS COMPLEXA DO QUE IMAGINAMOS...UFFA!! QUE POR VEZES, PARECE-NOS UM "BICHO DE 7 CABEÇAS". QUANDO NOS ADAPTAMOS ENTÃO, PERCEBEMOS QUE NÃO É NADA QUE UM BOM ALUNO NÃO CONSIGA CONCLUIR, CALCANDO É CLARO, UM DEGRAU POR VEZ E COM SEGUINDO OS PRINCÍPIO QUE NOS CABEM. E QUE DEGRAU! TÃO EXTENSO QUE LEVAMOS UM SEMESTRE PARA ULTRAPASSAR DE UM PARA O OUTRO.PARA ALGUNS ENTÃO, UMA EXPERIÊNCIA QUASE QUE SURREAL, TRANSCENDENTAL...ENTENDEMOS QUE "CURSAR DIREITO" É DIFERENTE DE "FAZER DIREITO"! QUANDO O PRIMEIRO, APRENDEREMOS NA FACULDADE E O SEGUNDO, A PRÁTICA E A VIDA SE ENCARREGAM DE SER NOSSAS FIÉIS E SEVERAS PROFESSORAS. E QUE MESTRAS! E COMO ENSINAM! SÊ TU, BEM-VINDA SEMPRE AO NOSSO MEIO E AS NOSSAS VIDAS. CARINHOSAMENTE DOS ALUNOS E ADMIRADORES: LUCIANA, RAFAELA, DJALMA E ROSTAN.

    ResponderExcluir
  3. Que seja um semestre de muita Pax Et Lux!!!

    "Apesar de ser a chamada,
    voltada aos novos alunos
    atrevo-me na rimada
    coisa que muito me agrada
    certo de ser oportuno!!!"

    "Olha que eu bem queria
    voltar o tempo um pouquinho
    até em um primoroso dia
    onde essa mestra, nossa "tia"
    nos fez escrever um textinho!!!"

    "No texto, sem muita expressão
    escrevemos o que do curso esperamos
    e nesse diapasão
    sem esforço e atenção
    pusemos o que pensamos!!!"

    "Ah quem me dera poder
    voltar àquela oportunidade
    e começar a escrever
    com capricho e sem temer
    o que se tornou minha vontade!!!"

    "Aquilo que era uma chama,
    me tomou todo, estou queimado
    e, embora não queria fama
    escreveria BEM EXPLICADO:
    ENTREI NO CURSO COM GANA,
    EU QUERO SER ADVOGADO!!!"


    Pax Et Lux

    ResponderExcluir
  4. EU VOU TORNAR ESSE POST MINHA "PORTA DOS ELOGIOS GRATUITOS", AQUELE LUGAR QUE VC VAI QUANDO O ASTRAL NÃO ESTÁ TÃO BOM E NUM SEGUNDINHO VC JÁ FICA TODO "VITAMINADO' PARA CONTINUAR A LUTA. Obrigada a gentileza e ao afeto de todos.

    ResponderExcluir
  5. Estou devendo um artigo de Direito Civil (responsabilidade civil), porém, está quase pronto. Se adivinhar darei um doce, rssr... Aluno BÉLICO!

    ResponderExcluir