terça-feira, 19 de outubro de 2010

Resultado da pesquisa de avaliação de disciplina aplicada na última quinta-feira

 Diferentemente do que aconteceu em semestres anteriores, quando aplicava junto aos alunos a avaliação de disciplina (principalmente nas turmas de IED) acostumei a tomar os resultados para mim e interpretá-los de acordo com meus questionamentos, minha fé, meus estudos.

Certamente muitas informações valiosas vieram daquelas investigações, mas também muitas outras conclusões, que hoje me parecem enganosas, gerando falsos positivos ou falsos negativos, podem ter sido geradas exatamente por conta de somente eu ter acesso aos dados da pesquisa. Quem sabe um olhar mais acurados, ou fora do contexto (um professor de outra disciplina, ou o comentário de um aluno) possa trazer à tona questões que somente à luz dos meus olhos passariam despercebidas.

Aponto como exemplo, o fato de entregar a pesquisa a todos os alunos e pedir que respondessem, sem lhes deixar a opção, de modo claro,  de não participar da enquete, prática que foi adotada até o semestre passado. 

Esse procedimento, muitas vezes fez com que a amostra crescesse (mais alunos respondendo), mas também fez com que tivessem repercussão aqueles questionários feitos sem o mínimo de comprometimento ('vou responder logo isso, para me livrar") e simplesmente marcavam "qualquer coisa de qualquer jeito" e os resultados eram tomados como verdades absolutas e fundamentais. 

Esse semestre, o questionário foi aplicado após a correção da prova, sob a influência direta da avaliação, e exatamente esse ponto também foi colocado em questionamento (a prova, avaliando-se seu grau de dificuldade, bases de erros e acertos, resultado geral), instigando a reflexão sobre os resultados.

Por esse motivo é que,  diferentemente do que aconteceu nos semestres passados, desta vez eu vou compartilhar os resultados da pesquisa abertamente, de modo a incitar aos colegas, discentes e docentes, especialmente, que me ajudem na interpretação de seus resultados, participando do conjunto de ações necessárias  à melhoria do processo ensino aprendizagem. E quem sabe...tomem daqui algo de util para ser aplicado em sala de aula. 

Esses são os resultados gerais, ou seja, referentes as duas turmas do 4o periodo de Direito Civil, sendo consideradas uma amostra de 54 questionários, foram somados os resultados parciais de ambas as turmas, que tiveram desempenho equivalente.

"1-       Você gosta do curso da disciplina Direito Civil?
25  ) sim, é uma das minhas favoritas;   
(   23 ) sim, mas não é uma das minhas favoritas;
(   3 ) mais ou menos, estudo apenas por necessidade
(     3) não gosto e esse aspecto dificulta minha dedicação à disciplina 
(     ) não gosto e não me dedico

2-       Com que freqüência você vem as aulas de Direito Civil III?
(    36) venho sempre, quase nunca falto
(    11) devo faltar no máximo duas aulas por mês  
(     5) falto uma aula por semana
(    1) quase nunca venho

3-       Qual a média de tempo que você dedica à disciplina?
(      6) uma hora por dia (7 horas por semana)
(       8)  5 horas por semana
(       21)  2 horas por semana
(        19) só estudo em tempo de provas
(        ) eu não estudo a matéria

4 – Qual a principal fonte de seus estudos da matéria?
(     37% ) as aulas, com as anotações dela derivadas
(      11% ) os artigos científicos indicados na aula
(       28%) os livros da bibliografia adotada
(     5%) bibliografia própria ____________________________________
(      19%) pesquisas na internet ____________________________________
 * esse quesito aceitava mais de uma resposta.

5-       Você já utilizou na vida prática algum conhecimento adquirido na disciplina? Direito Civil III
(9     ) sim, várias vezes
25 ) sim, algumas vezes
(      11) poucas  vezes
(     8) não, nunca utilizei

6-       Você já visitou o blog “Da sala de aula” – WWW.dasaladeaula.blogspot.com?
(    37 ) sim
(     17) não

7-       Gostou do conteúdo?
(     33 ) sim
(   4  ) não

8-       Você se submeteu à última avaliação da disciplina?
( 33)  sim
( 4) não, faltei no dia
( 17) não, desisti após analisar a prova

9-       No seu entender, de forma global, a prova pode ser classificada de que forma?
(    ) muito fácil
(  8 ) fácil
(    28) média
(     15) difícil
(    2) muito difícil

10 -  Com relação à parte objetiva,  como você classificaria a prova?
(    1) muito fácil
(   7) fácil
(    26) média
(     16) difícil
(    4) muito difícil

11 – Em relação à parte objetiva, os seus erros podem ser debitados em que conta?
(     13) não sabia o conteúdo de algumas das questões, daí errava ao apontar a alternativa
(     22) faltou atenção na leitura das questões
(    2) “chutei”
(     8) ____________________________
 *não opinaram 9

12 – Com relação à parte subjetiva como você classificaria a prova?
(4    ) muito fácil
(  11 ) fácil
(    27) média
(     8) difícil
(    ) muito difícil
 * 1 não opinou

13- Com relação à parte subjetiva, os seus erros poderiam ser debitados em que conta?
(7    ) não sabia o conteúdos das questões
25  ) sabia as respostas, mas tive dificuldade em elaborar o texto das respostas
(      1) estava com “preguiça” de elaborar o texto das respostas
(      14) __________________________________

14- Sua avaliação global da condução da disciplina Direito Civil III, pode ser considerada?
(     5) excelente
(      25) boa
(      19) mediana
(      6) ruim
(     ) péssimo

15- Qual o método de ensino que você mais gosta?
(     32% ) explicação em sala de aula com os esquemas no quadro
(      20%) estudo dirigido, com base em artigos e livros indicados pelo professor
(       9%) seminários
(        8%) leitura comentada dos dispositivos legais
(        7% ) correção comentada da prova
(       7%) outros

16- Qual o método de ensino que você menos gosta?
(      5%) explicação em sala de aula com os esquemas no quadro
(      15%) estudo dirigido, com base em artigos e livros indicados pelo professor
(       34%) seminários
(       10% ) leitura comentada dos dispositivos legais
(       5%  ) correção comentada da prova
(       17%) outros

17- Como você avalia o contato com o professor da disciplina?
(       47) o professor é muito acessível ao contato com os alunos
(       8)  o professor é razoavelmente acessível ao contato com os alunos
(       )  o professor não é acessível ao contato com os alunos

18- Qual a forma você utiliza para manter contato com o professor?
(       61% ) horário durante as aulas ou intervalos
(         11%) e-mail
(         13%) blog ‘dasaladeaula”
(         15%) nunca tentei contato com o professor


Esses são, pois, os resultados consolidados da aplicação da pesquisa de avaliação da disciplina junto às turmas do 4o período, pelo qeu aproveito o espaço e agradeço em público à valiosa ajuda de meu secretário Alan, responsável pela tabulação dos resultados. 

Espero os comentários dos senhores acerca dos resultados apontados, em especial tendo em vista que a grande maioria das notas variaram entre 6,0 e 7,0, com eventos isolados de 10,0 e 3,0, tendo como ponto marcante o fato de que a grande maioria dos erros se concentraram na execução da parte objetiva da prova.

Professora Katia Farias

2 comentários:

  1. Minha cara Mestra!!!

    Acho positiva a vossa didática em todos os seus termos, sequer falto aulas ou deixo de participar das demandas empreendidas na sala; acho que é uma maneira de corresponder aos Mestres, diante do esforço que começa quando os mesmos tomam a Van a caminho da Academia, denotando com isso, que o que emana do nosso quadro de Mestres, apenas não tem a ver com o salário, ledo engano dos que assim meditam!!!

    Tentei preencher a contento a vossa avaliação, mormente no quesito que fala da falta de atenção para com às objetivas; na realidade tenho sido penalizado por isso.

    Ademais, creio deva estar sendo um tanto quanto preocupada demais com o desempenho da turma, que tem, em cada um, uma história de luta diária diferente, nunca podendo, destarte, perfazer um modelo de turma que todo professor deseja e isso independe à matéria aplicada, na realidade independe até de instituição; a cabeça já vem a mil de um dia todo de trabalho, seguido, às vezes, de problemas, contendas enfim.

    Sem missa de corpo presente, nada tenho que dizer de nada com relação a disciplina; meu fraco desempenho faz parte da minha seara de problemas outros, que insistem em acompanhar-me nos pós expediente.

    Espero me sair melhor, ao menos, menos pior nas avaliações vindouras!!!

    Pax Et Lux

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  2. APLICANDO UM PARECER SOB UM PONTO DE VISTA PEDAGÓGICO, PRINCIPALMENTE, SE REMONTANDO AS CONCEPÇÕOES DA DRA. JUSSARA HOFFMANN, ACERCA DE AVALIAÇÃO: "AO TRATAR DA AVALIAÇÃO COMO ATO DE RESPEITO E OBSERVÂNCIA AOS LIMITES E POSSIBILIDADES DO(S) DISCENTE(S), UTILIZANDO-SE DE CRITÉRIOS E DIRECIONAMENTOS METODOLÓGICOS QUE POSSAM DE FATO NORTEAR A APRENDIZAGEM CRÍTICA, EMANCIPATÓRIA, TRANSFORMADORA E SIGNIFICATIVA.", NESSE SENTIDO,DIRIA QUE A ESTIMADA DRA. KÁTIA COMO JURISTA É TAMBÉM EXCELENTE PROFESSORA. ISTO REAFIRMA-SE EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA. SABENDO-SE QUE NÃO HÁ NO ESTADO BRASILEIRO UM CURSO ESPECÍFICO QUE PREPARE O PROFISSIONAL DE DIREITO PARA SER UM PROFESSOR DO DIREITO.DEPREENDE-SE, POIS, A NECESSIDADE DE QUE TODO PROFESSOR, INDEPENDENTE DE SUA ÁREA DE ATUAÇÃO DEVA EMBEBER NAS DOUTRINAS PEDAGÓGICAS QUE SE OCUPAM EXATAMENTE DESSE PROCESSO ONDE PRINCÍPIOS E PRESSUPOSTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS E AVALIATIVOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM SE ENCONTRAM. PARA AJUNTAR AS IDEIAS DE AVALIAÇÃO AO ENSINO DO DIREITO NAS INSTITUIÇÕES E EXCLUSIVAMENTE,NAS CADEIRAS QUE LECIONA NA FACET SUGIRO UM PASSEIO PELA DOUTRINA A SEGUIR CONSULTADO E POSTADO CARINHOSAMENTE NO E-MAIL:LUCIANABMATIAS@GMAI.COM

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