segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Diretrizes para os seminários a serem elaborados pelas turmas de Direito do Consumidor

Seguindo numerosas sugestões oriundas da pesquisa feita em sala de aula, decidi-me por aplicar seminários às turmas de Direito do Consumidor (8o e 10o período).

Isso também é para que se perceba, que aquelas perguntas podem ter muita utilidade, inclusive imediata, com é o caso. 

Assim, escolhi alguns temas, dos mais importantes dentro da seara do Direito Consumeirista, os quais deverão ser apresentados conforme calendário que a seguir apontado. 

Não será necessário a apresentação de trabalho escrito, cada grupo no entanto deverá entregar via e-mail (katia.farias@gmail.com) até 48 horas antes da apresentação (ISSO QUER DIZER ATÉ MEIA NOITE DO DOMINGO ANTERIOR) uma cópia dos slides ou transparências, se for usar desse expediente, bem como UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS SOBRE OS TEMAS MAIS IMPORTANTES DA APRESENTAÇÃO que será entregue aos alunos no dia da apresentação a fim de que os mesmos possam melhor acompanhar e fixar os assuntos discutidos em cada seminário (as cópias para os alunos serão feitas pela faculdade, por isso preciso que a matriz seja enviada com antecedência). 


REPETINDO - É PARA ENVIAR PARA O MEU E-MAIL OS SLIDES E UM ESTUDO DIRIGIDO COM QUESTÕES SOBRE O TEMA PESQUISADO.

Os alunos podem livremente montar seus grupos, RESPEITANDO QUE TENHAM NO MÍNIMO 04 e no MÁXIMO 6 ALUNOS (a professora poderá alocar alunos que estejam sem grupo e que queiram participar em grupos que não tenham atingido seu número máximo).

A título de sugestão, indico o livro do professor Filomeno (Ed. Atlas) como possível fonte de pesquisa, razão pela qual deixarei meu exemplar na xérox para os que dele precisarem e para facilitar a delimitação, estou inclusive mostrando em que páginas vocês encontrarão o assunto. Utilizem também o CDC.

O tema de cada grupo será escolhido por sorteio, serão duas apresentações por noite (máximo de 25 minutos cada), que respeitarão o seguinte calendário:

09/11 - O Ministério Público na defesa do consumidor (pág. 127-140)
                 Defesa administrativa do consumidor (pág  148-168)

16/11- Proteção contratual do consumidor - (pág 217 -238))
            Defesa do consumidor na área penal  Parte I - (239- 262)

23/11- Defesa do consumidor na área penal Parte II  - (263 - 294)
           Defesa do Consumidor na área penal Parte III - Os crimes previstos no CDC - parte geral (pag 304 - 320)

30/11- Defesa do Consumidor na área penal Parte IV - Crimes em espécie (321-329)
            Defesa do Consumidor na área penal - Parte V - crimes em espécie (336 - 368)


Importante salientar, que esse trabalho valerá pelo menos 50% da nota da 2a unidade, sendo no entanto, FACULTATIVO, os alunos que não quiserem participar dos seminários faram prova normalmente, valendo estas a totalidade dos pontos. 

Maiores detalhes, amanhã, em sala de aula.

Obrigada, 
Katia Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário