sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Direto do G1 - Estudantes negociam monografias de diversos cursos pelo país

Anúncios de venda são espalhados em cartazes próximos às faculdades. Escritórios funcionam como centrais de vendas de trabalhos escolares.
Fim de ano e os estudantes têm que enfrentar uma maratona. São provas, fechamento de trabalhos e muitos que estão se formando têm que apresentar o trabalho de conclusão de curso. Mas existem alunos que encomendam e pagam mais de duzentos reais por estas monografias.
Os anúncios da venda estão espalhados cartazes perto das faculdades. Ligamos para um deles. Nosso produtor se identifica como aluno do curso de administração de empresas e se mostra interessado em comprar uma monografia.
- Você tem alguma coisa pronta já?
- Olha, eu tenho, eu acho que alguma coisa de administração eu até tenho pronta. Posso tentar pegar parte de algumas coisas prontas e tentar elaborar um pra você assim.
- Apresentando isso, não vai ter problema não, né? É certeza que passa pelos professores?
- Logicamente eu não vou passar o trabalho da mesma instituição. Eu vou te passar um trabalho de preferência de fora de Rio Preto, entendeu?
- Que você faz para outros lugares também então...
- Até do Rio Grande do Sul o pessoal me liga, às vezes, para você ter uma idéia.
Em seguida, combinamos o preço.
- Quanto que fica?
- Se eu tiver pronto, uns cem, duzentos reais no máximo.
A entrega é acertada para o dia seguinte. Vamos até um escritório improvisado, que funciona como central de vendas de trabalhos escolares. A mulher que faz as monografias está cheia de encomendas.
- Tá cheia de trabalho para fazer? De monografia?
- Eu tenho que entregar um amanhã, só não sei como eu vou conseguir fazer isso.
- Tudo administração?
- Esse daqui é psicologia.
Em outra casa também é fácil comprar um trabalho pronto. Quando chegamos ao local encontramos uma universitária que finalizava sua monografia. No começo da conversa o homem diz que só faz uma pesquisa de apoio, mas diante da insistência, aceita a encomenda.
- Eu vou deixar o trabalho praticamente pronto. Se você quiser estudar, que é o que eu aconselho: estudar, modificar e interpretar é ótimo. Tem que ser feito. Se você não faz eu não posso responder por isso.
- Eu vou te dar mastigadinho. Você só vai ter que digerir o assunto.
Algumas faculdades já mudaram as regras do jogo. Elas exigem que os alunos apresentem a cada dois meses uma parte do trabalho de conclusão de curso. É uma forma de dificultar a compra de monografias.
"O orientador em parceria com mais quatro professores do curso avalia bimestralmente o aluno. Ele apresenta textualmente e oralmente quatro vezes ao ano, mais a sua qualificação, mais a banca pública, dificultando a compra de um trabalho pronto", explica Alexandre Costa, diretor de faculdade.
Os juristas consultados pelo Jornal Hoje afirmam que o aluno que compra uma monografia corre o risco de ser processado por falsidade ideológica. A polícia de São José do Rio Preto informou que vai abrir um inquérito para investigar as vendas de monografia mostradas na reportagem.
LINK DA NOTÍCIA http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/12/estudantes-negociam-monografias-de-diversos-cursos-pelo-pais.html?utm_source=g1&utm_medium=email&utm_campaign=sharethis

Nenhum comentário:

Postar um comentário