quinta-feira, 5 de maio de 2011

III - CONGRESSO PARAIBANO DE DIREITO DE FAMILIAS E SUCESSÓES

O “III Congresso Paraibano de Direito das Famílias e Sucessões” é o evento maior do INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO DE FAMÍLIA, na Paraíba. A primeira versão foi realizada em 2004, com a presença de grandes nomes do Direito de Família no Brasil e foi marcada por um momento de grande sucesso. A segunda edição do evento foi realizada em 2008, com a presença de mais de 1.000 congressistas, algo inédito na Paraíba, especialmente em se tratando de um tema especializado do Direito Civil. (TEXTO RETIRADO DO SITE WWW.IBDFAM.ORG.BR)

Nesta nova versão, o IBDFAM-PB fará uma homenagem especial à advogada Fátima Lopes (in memoriam), que foi Diretora do IBDFAM-PB e advogada atuante na Paraíba.

Na terceira versão, o evento contará com a presença de grandes nomes do direito civil e do direito de família, atualmente. Estarão aqui, Maria Berenice Dias (RS), Eliana Calmon (DF), Zeno Veloso (PA), Cristiano Chaves de Farias (BA), Dimitre Soares (PB), Fabiola Santos Albuquerque (PE), José Fernando Simão (SP), Wladimir Alcibíades Marinho Falcão Cunha (PB), Christiano Cassettari (SP), Pedro Pontes de Azevedo (PB), Marianna Chaves (PB).

O evento também conta com uma programação cultural com os lançamentos dos livros: “Leis Civis Especiais no Direito de Família”, Editora Jus Podium, de autoria de Dimitre Soares; “Elementos de Direito Civil”, Editora Saraiva, de autoria de Christiano Cassettari e “Homoafetividade e Direito - Proteção Constitucional, Uniões, Casamento e Parentalidade: Um Panorama Luso-Brasileiro”, Editora Juruá, de autoria de Marianna Chaves; "Direito Hereditário do Cônjuge e do Companheiro", Editora Saraiva de autoria de Zeno Veloso; "Alienação Parental – Restituição Internacional de Crianças e Abuso do Direito de Guarda – Teoria e Prática", Editora Leis&Letras de autoria de Marcos Duarte.

Além de tudo, todos os profissionais e estudantes interessados em ampliar o currículo também terão a oportunidade de enviar seus trabalhos que serão analisados e escolhidos pela comissão científica do evento formada por um corpo de grandes juristas, conforme o regulamento publicado pela organização do evento, para posterior publicação na seção “IBDFAM Acadêmico”, no site nacional do IBDFAM.

Durante o evento também será oferecido um mini curso sobre as “QUESTÕES CONTROVERTIDAS DE DIREITO DAS FAMÍLIAS E SUCESSÕES”, ministrado pelos professores Antonio Elias de Queiroga, Marianna Chaves e Pedro Pontes de Azevedo. Os interessados devem procurar a secretaria do evento durante o dia 13 de maio para realizar as inscrições em lista a parte.

O IBDFAM-PB, em conjunto com a “Fundação Fátima Lopes”, inserirá, durante o evento, o lema de conscientização da sociedade com o tema: “VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO E FAMÍLIAS MUTILADAS: PENSE NISSO E DIRIJA COM RESPONSABILIDADE”, com a intenção de chamar a atenção entre os participantes e a sociedade como um todo da importância do tema voltado para a violência no trânsito, que vitimou a diretora Fátima Lopes.

Trata-se, portanto, de um evento imperdível para os profissionais e estudantes do direito e uma oportunidade rara para se atualizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário