sexta-feira, 27 de maio de 2011

DIRETO DO TJPB - Comemorações aos 120 anos do TJPB

Livro e Memorial Virtual são lançados e sociedade já pode acessar acervo histórico dos 120 anos do TJPB

Gerência de Comunicação
O “Memorial Virtual do Judiciário paraibano” foi lançado, em solenidade, na tarde desta quinta-feira (26), no Salão Nobre do Tribunal de Justiça da Paraíba. Na ocasião, o presidente da Corte, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, assinou o Ato da Presidência, instituindo, oficialmente, a ferramenta, que já pode ser acessada pelo endereço: www.memorialvirtual.tjpb.jus.br “As pessoas que querem conhecer a trajetória do TJPB, desde a sua instalação, têm mais essa opção e não precisam mais se deslocar, fisicamente. Podem fazer isso através do portal na internet”, afirmou.
Ainda dentro da terceira etapa de comemorações do 120º aniversário de instalação do Tribunal de Justiça, o presidente da comissão responsável pelos eventos comemorativos da data, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, lançou o livro “Personalidades Jurídicas e Políticas”, terceira obra de uma trilogia de sua autoria. A apresentação foi feita pelo reitor do UNIPÊ, professor doutor José Loureiro Lopes, que falou sobre a escolha dos nomes bibliografados pelo desembargador e a contribuição dele para a historiografia paraibana.
O desembargador agradeceu às palavras e afirmou, em seu discurso, que “não há outra forma de se adquirir cultura, senão pela pesquisa e pela leitura”. Finalizou com uma expressão de São Bento, padroeiro da Ordem dos padres beneditinos: “Tome e leia”.
-Em seguida, foi feita uma demonstração do Memorial Virtual. O diretor de Tecnologia de Informação do TJ, José Augusto de Oliveira Neto, explicou sobre a estrutura e o design gráfico, cuja elaboração coube à Gerência de Sistemas. Em seguida, o assessor da Presidência e escritor Evandro da Nóbrega falou da escolha dos conteúdos textuais e fotográficos selecionados. “Toda a comissão colaborou com a construção desta ideia. Hoje, estamos disponibilizando 70 itens, em média, mas o memorial será alimentado constantemente”, disse ele.
O evento foi marcado, também, pela distribuição do quarto número do Informativo “Judiciarius”, com reportagens históricas sobre a trajetória do Tribunal. Ao final, o presidente Abraham Lincoln lembrou a todos que as comemorações relativas aos 120 anos do Tribunal continuarão até o dia 15 de outubro, data oficial de instalação.
Compareceram à solenidade desembargadores, magistrados, advogados, procuradores, deputados, professores, autoridades religiosas, servidores e familiares dos presentes.
Comissão - Integram a Comissão Especial dos 120 Anos do TJPB os desembargadores Marcos Cavalcanti de Albuquerque (presidente); Arnóbio Alves Teodósio, José Ricardo Porto, Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira, João Alves da Silva, Romero Marcelo da Fonseca Oliveira; o Dr. Márcio Roberto Soares Ferreira; o escritor Itapuan Botto Targino; o escritor e jornalista Evandro da Nóbrega; o historiador Humberto Cavalcanti de Mello e o arquiteto Umbelino Peregrino de Albuquerque, representante na Paraíba do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Gabriela Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário