sexta-feira, 14 de setembro de 2012

DICAS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA - REPETINDO A PUBLICAÇÃO A PEDIDOS....


Ilustres visitantes da Biblioteca "Patrícia Freitas" junto com a Professora Katia Farias
Post republicado: 

No último sábado meu escritório recebeu a grata visita de duas alunas concluintes, Rafaela e Áurea, ambas do 10o período na Faculdade de Timbaúba.

O motivo que justificou a visita era único: ambas queriam orientações sobre como fazer a apresentação da monografia.

Tendo em vista que outros alunos talvez tenham as mesmas dúvidas...seguem algumas dicas que espero ajude aos bacharelandos.

Primeiro, os preparativos:

1) CONHEÇA PROFUNDAMENTE SEU TRABALHO MONOGRÁFICO;

2) Marque com "POST IT" (de preferência colorido), as partes em que se divide seu trabalho, as páginas onde estão as citações que serão lidas, tabelas, números, enfim...tudo que você for usar (para não correr o risco de ter que achar na hora) deve está indexado, e para isso os maravilhosos "post it" são ótimos...basta olhar que a página procurada vai ser achada rapidinho.

3) Revise, leia e releia o trabalho, inclusive para identificar possíveis falhas de digitação, citações....e se as encontrar, relaxe e prepare uma ERRATA que deverá ser entregue à banca antes da apresentação (folha em branco, onde os erros são identificados e corrigidos, inclusive com comprometimento de que a versão definitiva já está corrigida daquelas falhas)

4) Prepare um esquema, com os tópicos que irá abranger durante a apresentação, inclusive informando em que página aquele assunto está localizado na monografia. Nessa hora não tente inovar, use a metodologia que mais te faz sentir confortável, eu por exemplo, uso tópicos com a sequência que pretendo seguir, tomando cuidado para prestigiar as principais partes de sua pesquisa.

5) Combine com um colega, para ele anotar os comentários dos professores da banca sobre seu trabalho, pois assim poderá se concentrar e ficará certo que não perderá nada do que foi dito (isso não exclui aos que quiserem gravar a apresentação, mas sempe tenham um plano b...)

6) Treine a apresentação, apresente para um amigo, peça para ele controlar seu tempo, sabendo que você terá 15 minutos (que podem ser 13 ou 18...tranquilamente)...preste atenção se está distribuindo o tempo de modo justo (de nada vale gastar 10 minutos em conceitos introdutórios e perfil histórico e deixar somente 5 para a parte principal)...só o treino com o relógio vai te ajudar nesse ponto. 

Chegou a hora:

a) A apresentação da monografia é um ato solene e importante em sua vida acadêmica, então se vista como tal. Vestir-se bem para a ocasião traz simpatia da banca, mostra respeito pelo momento. Mas nem tanto nem tampouco...Não é o momento de ousar... escolha algo que você se sinta bem, confortável, que lhe permita movimentos, está sentado ou em pé sem preocupações (se já está nervoso com o trabalho, não vá arrumar mais outra preocupação, como um decote que mostra demais, uma camisa que não lhe cai bem e fica saindo do cós da calça ou um salto que você ainda não domina...). Nessa hora, até aquele seu adorado jeans com uma camisa legal e um blazer bacana já fará muito bonito. 

b) Caso tenha preparado a ERRATA essa é a hora de entregar...uma para cada examinador, assim eles já poderão desconsiderar aqueles comentários sobre erros que você mesmo já identificou. 

c) Se quiser, poderá entregar a eles também o plano da apresentação, ou seja, quais os pontos que irá abranger, indicando onde poderão ser encontrados na monografia.

d) Os primeiros minutos são aqueles em que estamos com a adrenalina mais alta, nervosos, e com o risco maior de brancos e esquecimentos. Daí nada melhor do que "gastar" esses minutos iniciais quebrando o gelo e se apresentando a banca, agradecendo a atencão de todos (da banca, dos colegas, etc...) e explicando qual o seu tema e porque você o escolheu (suas razões pessoais, razões sociais - qual a importância social da problemática de seu trabalho e as razões científicas - porque seu assunto é interessante para a pesquisa) e apresente a estrutura (sobre o que fala cada capítulo) de seu trabalho...nesse interim, você gastou 4 minutos, quebrou gelo, sua adrenalina baixou...e todos estarão conectados com seu trabalho.

Chegou a hora...

d) Olhe o relógio e começe...siga seus esquemas. Lembre -se que você poderá recorrer a sua monografia para fazer leituras de trechos que são importantes, de legislação, citações de efeito.

Lembre de seguir a ordem que as idéias estão colocadas na monografia, atendo-se aos pontos mais relevantes. A banca sabe que o tempo não é suficiente para você falar sobre toda frase que está escrita no trabalho, a impressão que deve ficar é a de que você domina o que escreveu. 

e) Termine, agradeça a atenção e diga a banca que está aberto aos comentários e questionamentos que por ventura queiram fazer sobre seu trabalho. Diga isso com coragem, acreditando que você conhece o que escreveu e que os professores vão perguntar sobre o que está ali. 

f) Responda as perguntas, como o Presidente da banca as organizar. Todas de uma vez, ou uma a uma ( o primeiro método é melhor quando você tem alguma dificuldade em alguma das perguntas. Daí você capricha bem muito nas que você sabe mais, e responde "un passant" e no meio do todas aquela que você sabe menos. Não provoque a banca, mas não se intimide que defender seu ponto de vista, principalmente se tiver autores, tribunais a lhe dá suporte. Mas lembre, tudo isso com educação e elegância.

g) Agradeça. Sorria e espere a ordem para se retirar da sala. 

h) Retorne quando for chamado. Espere em pé o resultado no mesmo lugar onde apresentou (cuidado com a postura). E quando receber a nota, se for o caso e seu coração quiser. Peça a palavra e faça os agradecimentos que entender pertinentes, não esquecendo que se deve agradecer a todos os professores, que aquele lugar não é de desabafo, então não vá falar mal de ninguém lá, agradeça a instituição, aos funcionários, seus amigos, família. Enfim, aquele é seu momento. Aproveite e seja feliz, comemorando que agora falta quase nada para se formar....

Espero ter ajudado.
See u
Professora Katia Farias

Um comentário:

  1. Muito bom mesmo o tópico!
    De grande valia para mim, que irei apresentar daqui a pouco minha monografia e já estou sentindo o coração sair pela boca kkkkk

    ResponderExcluir