segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Direto da Sala de Aula: Parabéns, Eliane, Pedritha e Rose

Pedritha, Eliane e Rose, só sorrisos após o nervosismo anterior à apresentação do trabalho.
Foi muito gratificante, na qualidade de professora do Quarto Período de Direito "A" , dentro da disciplina Direito Civil III, assistir à apresentação do trabalho sobre a Teoria da Imprevisão apresentado pelas alunas Eliane Nakagaki, Pedritha Aguiar e Rose Mayara.

As três alunas abordaram desde a origem histórica, etimologia dos termos até a importância prática do tema dentro de nossa realidade.

Por meio de slides bem completos (só sugiro que os próximos tenham menos conteúdo digitado, sendo mais esquematizado) trouxeram o Conceito de Contrato e da Teoria da Imprevisão, a convivência entre o "pacta sunt servanda" que manda que os contratos sejam cumpridos, como lei entre as partes e o "rebus sic stantibus" que por outro lado autoriza a revisão dos contratos em caso de eventos que o tornem desequilibrado. 

Trouxeram ainda o que o há de mais novo em termos de doutrina, os conflitos existentes na abordagem do tema, expuseram a opinião do grupo sobre  o tema, bem como as questões levantadas. Ainda complementaram a apresentação com decisões judiciais sobre o assunto (sugiro da próxima vez, decorar sobre o quê versa o acórdão e apenas narrar para turma o teor da decisão, sem precisar ler toda a ementa e voto...)

A grande maioria da classe, sequer batia os olhos tamanha a atenção à aula das colegas (infelizmente o mesmo respeito não foi visto por parte de alguns poucos alunos, que inclusive chegaram bem atrasados à sala e deviam ter assuntos de "alta relevância" para se focarem...tomara que tais assuntos caiam na avaliação..), tanto que ao final o trio foi muito parabenizado, um luxo.

Com a finalidade de fixar os conteúdos e facilitar o estudo, foram ainda apresentados exercícios de fixação sobre o assunto, que serão, com a ajuda do grupo, corrigidos na próxima aula.

E apenas para registrar...é óbvio que as meninas, com louvor, atingiram a pontuação máxima oferecida. 
Obrigada digo eu. 
See you
Professora Katia Farias

Um comentário:

  1. muito obrigada prof.. so conseguimos apresentar tao bem, por que temos professores excelentes como voce...bjao

    ResponderExcluir