quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sobre a correção das provas da Turma 2 - FACET



Encerrei a correção e tabulação dos dados referentes à Turma 2, do 1o semestre, Curso de Direito da FACET e gostaria de compartilhar, em especial com os alunos daquela turma alguns dados:

Fizeram a prova 58 dos 59 alunos listados, parece que ninguem quer mesmo ficar cheio de atribuições perto do São João....

Dos que fizeram a prova:

14 não responderam a pergunta que pedia uma classificação do grau de dificuldade da prova
9 acharam a prova fácil
32 acharam a prova com dificuldade média
2 acharam a prova dificil
1 afirmou não ter condições de avaliar

Dos resultados obtidos, temos que:

13 alunos obtiveram notas entre 0,0 e 5,0
22 alunos obtiveram notas entre 5,1 e 6,9
10 alunos obtiveram notas entre 7,0 e 8,9
11 alunos obtiveram notas entre 9,0 e 10,0

De fato somente uma aluna STHEFANIE MYRELLA OLIVEIRA (entendam a citação como parabéns público) obteve a nota máxima 10,0 (dez), vez que acertou toda a prova escrita e tinha todos os vistos derivados dos trabalhos em classe.

E por fim, mas bastante merecedor de reflexão, das 58 provas feitas, o expressivo número de 32 tiveram a parte subjetiva avaliada com 0,0. Isto se deu não por conta de dissertações ruim, erros de gramática, ou outras falhas tão comum, mas simplesmente porque OS ALUNOS FUGIRAM DO TEMA...ou seja, ao invés de se apegarem à resposta do quanto foi perguntado, derivaram para falar de outros assuntos..

A questão não era de dificil solução, mas exigia atenção e compreensão, maior que simples "decoreba" da teoria ensinada. Foi transcrita uma notícia de repercussão nacional (julgamento do caso do bebês anencéfalos no STF) e os alunos deveriam correlacionar esse fato com o tema Direito como fenômeno social e meio de controle e organização da sociedade...

Parece fácil, mas a grande maioria, resumiu-se a, na maioria das vezes, expressar seu contentamento ou descontentamento com o mérito do julgamento, mostrando que ou não leram ou não conseguiram compreender qual era a questão posta em avaliação.

 Isso mosta que devemos nos aprofundar no exercício de compreensão de texto com análise crítica, sob pena de resumirmos a ser apenas meros expectadores do curso.

Acrescento ainda que a tabela adotada dos vistos foi a seguinte:

4-3    3,0 pontos
2        2,0 pontos
1        1,0 ponto

Essa é a minha visão, qual a de vocês?

See u
Katia

2 comentários:

  1. Obrigada professora, meu desempenho também deve-se a senhora.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, pra quem tem quatro vistos deveria ser atribuído quatro postos. Inclusive para quem fez o trabalho voluntário, pois para quem já tinha os três vistos, o trabalho voluntário não ajudou em nada. Não é o meu caso mais pra quem está precisando ajudaria bastante!
    Até mais.

    ResponderExcluir