sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Radicalização da Justiça’ foi tema tratado pelo professor Gustavo Rabay no Quintas Legais da Esma

´Notícia retirada do site do TJPB:
A Escola Superior da Magistratura (Esma) promoveu mais uma palestra do projeto Quintas Legais, em João Pessoa. Na noite dessa quinta-feira (15), o professor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Gustavo Rabay falou sobre “A Radicalização da Justiça: o ativismo judicial e a nova Gramática dos Direitos Fundamentais.” A aula aconteceu no Auditório do Complexo Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba, no Bairro do Altiplano. Sempre no final de cada palestra do Quintas Legais, os participantes recebem um certificado expedido pela Diretoria da Escola.
O diretor da Esma, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, deu início ao processo de interiorização das atividades acadêmicas da Esma. Nos últimos dois meses, o Quintas Legais foi levado para Campina Grande e Guarabira. “Já estamos estudando a possibilidade de inserir outras comarcas no ciclo de palestras, sobretudo aos municípios que polarizam as regiões do nosso Estado”, disse Saulo Henriques Benevides.

 
Durante sua explanação, na noite dessa quinta-feira, Gustavo Rabay fez debate livre e aberto com os alunos e demais participantes. Ele, também, preparou um estudo teórico sobre o assunto, que introduziu algumas concepções básicas de uma margem teórica “Acredito ser bastante proveitosa nesses tempos de crescente judicialização da política e das relações sociais. Para mim, é uma grande satisfação debater com os alunos e professores da Esma.”
Ele ainda compartilhou com a Escola as atividades e resultados do Grupo de Pesquisa "Justiça Política", mantido no Centro de Ciências Jurídicas da UFPB e inserido no Diretório do CNPq, e do Projeto Acadêmico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).



Nenhum comentário:

Postar um comentário