CG entra no calendário do Quintas Legais com palestra sobre “Aspectos Práticos do Tribunal do Júri”
Gerência de Comunicação
O ciclo de palestras do Projeto Quintas Legais, da Escola Superior da Magistratura (Esma), realizado em João Pessoa desde o início de 2009, chega agora na segunda maior comarca do Estado, Campina Grande. A aula inaugural nesta quinta-feira (14), às 18h30, no Auditório do Tribunal do Júri do Fórum Afonso Campos. O juiz-ministrante convidado foi Marcos William de Oliveira, titular do 1º Tribunal do Júri da Capital, que falará sobre "Aspectos Práticos do Tribunal do Júri".
A exemplo de João Pessoa, o Quintas Legais de Campina Grande é destinado a magistrados, servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba, estudantes e à comunidade jurídica em geral, proporcionando aos participantes acesso a palestras ministradas por profissionais de destaque na área de sua atuação. O Quintas Legais tem o apoio do Tribunal de Justiça. Na Capital, as palestras acontecem quinzenalmente no auditório da Esma, sempre às quintas-feiras, com início às 18h30 e entrada franca.
“Essa é uma das iniciativas de interiorizar as atividades pedagógicas da Escola Superior da Magistratura. A comarca de Campina Grande é de extrema importância para o Estado e entendemos que realizar o Quintas Legais em um município polo é prestigiar a força e inteligências dos que já atuam ou pretendem atuar nas diversas frentes do Direito”, comentou o diretor da Esma, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. Ele destacou, ainda, que já existem estudos para a criação do Curso de Formação de Magistrados (CPM) em Campina Grande.
Conforme o juiz da 2ª Vara Criminal de Campina Grande e encarregado de coordenar o Quintas Legais naquela comarca, Ely Jorge Trindade, trata-se de evento cultural “na medida em que possibilita acesso aos ensinamentos de um palestrante com destacada experiência profissional e capacidade intelectual, mas também de relevância social”.
Ele ressaltou que com a descentralização do Quintas Legais, a Diretoria da Esma revela a importância que a comarca de Campina Grande assume dentro das ações desenvolvidas pela Escola Superior da Magistratura da Paraíba, “como reconhecimento e estímulos aos estudantes e profissionais das diversas carreiras jurídicas que atuam na região”, finalizou.
Em João Pessoa – Só este ano, o Projeto Quintas legais já promoveu quatro importantes palestras. A primeira, com o doutor em Direito, Marcílio Toscano Franca Filho, foi sobre "O Design da Informação Jurídica nos Tribunais: das Iluminuras Medievais ao Pictorial Turn". Já o segundo convidado foi o juiz de Direito e autor de livros jurídicos, Euler Paulo de Moura Jansen. O magistrado tratou do tema “Repensando a Fixação da Pena”. A terceira aula foi de responsabilidade do promotor de Justiça Marcus Leite, com o assunto "O Ministério Público e o controle externo da atividade policial". A mais recente aula foi sobre “O Judiciário Brasileiro em face dos Tratados e Leis Internas”, com a professora e advogada Taciana Meira Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário