terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

DIRETO DO G1 - RECOLHIMENTO COMPULSÓRIO DE USUÁRIOS DE CRACK NO RJ


Notícia retirada do site: www.g1.com.br

19/02/2013 06h34 - Atualizado em 19/02/2013 07

Megaoperação na madrugada desta terça recolheu dezenas de usuários.
Centro em Paciência receberá acolhidos para encaminhar a tratamento.

Do G1 Rio
54 comentários
"Uma megaoperação de combate ao crack, realizada na madrugada desta terça-feira (19) na entrada da comunidade Parque União, em Bonsucesso, Subúrbio do Rio, retirou das ruas dezenas de usuários. De acordo com a Secretaria municipal de Governo, o objetivo da ação é solicitar à Justiça a internação compulsória dos viciados acolhidos, que será realizada pela primeira vez com adultos no estado, como mostrou o Bom Dia Rio.
Um centro de triagem foi montado em um abrigo da prefeitura em Paciência, Zona Oeste da cidade, para receber os usuários. Equipes da Secretaria de Saúde estão no local para fazer a avaliação das pessoas acolhidas e encaminhá-las para o tratamento adequado. O secretário municipal de Governo, Rodrigo Bethlem, também está na unidade. O saldo será divulgado em coletiva de imprensa, na manhã desta terça, no Centro de Operações, na Cidade Nova.
Operação fechou Av. Brasil
O Bom Dia Rio acompanhou o trabalho dos agentes das secretarias municipais de Governo, Saúde, Desenvolvimento Social e Conservação, das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal. Durante 30 minutos, os dois sentidos da Avenida Brasil ficaram completamente interditados para evitar acidentes.

Muitos usuários conseguiram fugir ao perceber a chegada dos agentes. Mesmo assim, as vans da Secretaria de Assistência Social ficaram cheias. Entre os objetos deixados pra trás na correria, estão um bilhete que fala de anjos e um cartaz que cita Deus. Todo o material recolhido encheu dois caminhões.
Jovens e crianças circulavam pelo local. Com olhar distante, um menino de 13 anos conta que fugiu de casa há um mês pra morar no local. “Essa vida não é muito boa, não. Essa vida não é muito boa pra mim não”, disse o adolescente.
Iluminação e policiamento
Um carro da PM e um microônibus da Guarda Municipal vão permanecer no local onde ficava a cracolândia por tempo indeterminado, para evitar o retorno dos usuários. A nova estrutura também vai contar com iluminação especial.

Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS."
Oi galera, 
A questão do internamento compulsório envolve muitos fatores além de profundo apoio público e da mídia que nós percebemos de forma clara. São cidadãos adultos, doentes, mas que na maioria das vezes se recusa ao tratamento, preferindo viver seu vício. Questão de saúde pública, direitos humanos, liberdades individuais e também o Princípio da Dignidade Humana.
Apoio a ideia, mas exijo que cada internação seja examinada caso a caso, necessidade a necessidade, para que uma ação que tem que ter por foco o doente, não se torne uma política pública de "limpeza" da cidade, escondendo problemas que merecem um acompanhamento e um cuidado prioritários.
E vocês como pensam o caso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário