segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DIRETO DA FACET: OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E A INSERÇÃO DO FUTURO PROFISSIONAL DE DIREITO NA REGIÃO


Não mais futuro do pretérito...Jair Soares, colaborador do blog e autor do texto

Uma noite estrelada - o primeiro dia da Semana Jurídica da Facet

OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E A INSERÇÃO DO FUTURO PROFISSIONAL DE DIREITO NA REGIÃO: Este foi o tema versado pela FACULDADE DE TIMBAÚBA, ao promover a I SEMANA JURIDICA em sua instituição,uma forma de dinamizar e  inovar vários aspectos didáticos da educação jurídica.
Abrindo a noite com uma belíssima palestra a professora Mariana Tavares de Melo, mestre em Mestrado em Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007) e autora da obra jurídica A Informalidade no Direito do Trabalho publicada pela MP Editora (2009) que certamente prenderá a atenção dos leitores ao citar Émile Durkheim, Edmar Bacha, Rudolf Von Ihering e Ronald Dworkin.


Tratou sua palestra sobre a Acessibilidade Jurídica, onde relata o difícil acesso do indivíduo à Justiça,  à letra da lei, que por vezes, o excesso de formalidades, sem mencionar os prédios majestosos, que assustam o homem com pouca instrução, bem como o uso de termos técnicos, que acabam amedrontando esse e ou aquele cidadão que desconhece os direitos e obrigações oriundas do Estado, que dita regras sem dar ao individuo ou cidadão a menor chance de que o mesmo as cumpra a contento, muitas vezes por falta de informação.


Vale ressaltar ainda que toda a base desse processo está na EDUCAÇÃO, no conhecimento que deveras deve ser repassado de forma igualitária para todos como direito universal. O conceito subjetivo do certo e do errado versando os direitos humanos e fundamentais, abolindo em suas palavras o uso do termo “Operador do Direito”, humanizando o direito que de tão técnico assusta em partes e até a nós alunos, que ora passamos a ser chamados de “Articuladores de Idéias”. Continou a palestrante,  nos convidando a lutar, a nos rebelar, irmos atrás dos nossos pensamentos que breve deixarão de ser apenas pensamentos para tornar se sonho e por fim realidade, ao afirmar a idéia de que: qualidade de vida, não se mede pelos bens de grife (ou status) e sim pela nossa Educação e Cultura.


O professor Admaldo Cesário, na qualidade de debatedor, fez um breve comentário, parabenizando a palestrante pela ousadia de versar sobe o tema e pelo lançamento do seu livro “A Informalidade no Direito do Trabalho”.
Parabenizou também pelo trabalho da ilustre palestrante o professor William Ferreira ao fazer um breve comentário a respeito da Informalidade no Direito do Trabalho e também a respeito da acessibilidade do individuo a justiça.


Feliz também foi a participação ilustre do mestre Manoel Matusalém ao fazer suas citações baseado nos filósofos famosos que ainda hoje deixam suas doutrinas refazerem a alma da história no Direito Brasileiro deixando o auditório além lotado eufórico com sua participação.


Na representação do corpo discente da Faculdade o aluno do 2° período turma A,  Jair Soares, autor do presente texto, fez um breve comentário a respeito do evento ao falar da importância destes encontros que possibilitam o intercâmbio do aluno ao corpo docente da universidade, enfatizando o difícil acesso até mesmo do aluno quanto estudante aos prédios majestosos ,os termos técnicos cujos jurídicos que chega a dar de certa forma STATUS ao advogado, mostrando que a falta de informação de conhecimento é fruto do mau funcionamento do Estado que sua deficiência não distribui de forma igualitária a educação. E ao encerrar sua fala parabeniza a Professora Mariana Tavares de Melo , a estrela da noite.


Na coordenação dos trabalhos e da mesa , o também coordenador do curso de Direito o professor Gutemberg Cabral, inovando de forma significativa as formas didáticas atuais estreitando assim os laços de compreensão entre o corpo docente ao corpo discente da referida instituição, proporcionando ao aluno novas formas de aprendizado, onde os mesmos através das palestras e das oficinas tendem a colocar em prática tudo aquilo que aprenderam nas salas de aula. Parabéns coordenador por acreditar que tudo pode ser diferente!!!

Jair Soares - 2o Semestre A



Por: Jair S Soares.

Direito 2º semestre A



Nenhum comentário:

Postar um comentário