terça-feira, 5 de março de 2013

Quem somos nós...MEUS BOAS VINDAS AOS CALOUROS através das leituras das dissertações - versão 2013



A gente tem que ficar antenado com o mundo....



Antes de quaisquer comentários, muito obrigada por permitirem que uma estranha, mesmo sob  o auspicioso título de professora pudesse adentrar em suas personalidades, conhecendo suas letras (e que letrinhas...) e compartilhando sonhos, dificuldades, influências, dúvidas, certezas, enfim tanta coisa....foram mais de uma centena de dissertações.  

Algumas delas provas evidentes da confiança depositada em minha pessoa, verdadeiras confissões, transgressões, promessas. Muito obrigada, sinceramente. Júlia, você não sabe como me emocionou!

Vocês devem ter observado que algumas das dissertações, além do famoso "visto" também vieram acompanhadas de algumas letrinhas, tipo A, B, C, D, E.

Decidi fazer isso, porque como lhes adiantei em sala de aula, as dissertações para mim, servem para vislumbrar um pouco mais profundamente o perfil de meus novos alunos. Saber mais quê apenas quantos são, quantas mulheres e homens, faixa etária.

Gosto de saber quem têm uma carga de trabalho tamanha que dificulta a presença e o estudo extra classe, preciso saber quem está apenas complementando o currículo e quem está pela primeira vez adentrando uma sala de aula de nível superior.

Saber quem nunca parou de estudar, quem está retomando um novo curso ou fazendo uma nova graduação e também quem nem sabe o que está fazendo ali na sala de aula...e olha que são várias as pessoas que demonstraram essa incerteza. São tantas informações que aquelas dissertações trazem...vocês nem imaginam a riqueza que me entregaram...

Por outro lado, decidi repeti a experiência do semestre passado, oferecendo "algo mais", como forma de retribuir os minutos de generosidade ali contidos nos textos.

Quase sempre me perguntam o que achei da "minha redação"...e quase sempre a pergunta termina sem uma resposta concreta já que ainda não sei os rostos daquelas personalidades apresentadas....AINDA...


A idéia das "letrinhas" veio ao pensar...quando encontrar alguma coisa importante, vou anotar e chamar o aluno para que ele veja algo que notei e possa refletir e quem sabe fazer algo sobre o ponto anotado.

Mas como fazer isso com tanta gente? Daí veio o "estalo" de que a grande maioria das dissertações poderia ter alguns pontos em comum e que poderia codificar minhas impressões tornando assim o feedbackpossível.

Pois bem, eis os significados das letrinhas que alguns de vocês encontraram ao lado de minha rubrica:

- falhas ortográficas, o aluno deverá paralelamente aos estudos da faculdade, aprimorar sua linguagem escrita na área de ortografia, isto podendo ser feito de várias formas, como estudar com a gramática, cursos específicos (existem alguns on line, inclusive gratuitos) e quem sabe, até a faculdade possa disponibilizar presencial ou em ambiente virtual instrumentos de aprimoramento desse item.

Não se exige no curso de Direito que o aluno seja versado no Português como um Ruy Barbosa, mas escrever corretamente a nossa língua é essencial, tanto para se expressar quanto para entender os livros e artigos que no decorrer do curso lhes serão apresentados.

- as dissertações anotadas com esse código significa que o aluno tende a ter muito pouco ou as vezes não ter tempo livre para os estudos, seja em sala de aula (aos que já apontaram que irão faltar bastante), seja para a complementação diária das matérias. A esses eu só posso dizer que QUERER É PODER, parem, revejam suas prioridades e horários, cortem aqui e ali, criem novos hábitos e instituam horas para priorizar os estudos. Nem que seja, para começar, uma hora por dia, mas sem isso, vocês terão muita dificuldade em acompanhar as matérias.

Uma sugestão de grande inspiração é que façam a leitura nesse blog mesmo da entrevista com a Juíza e minha ídolo Dra. Cristina Garcez (....) e vejam como ela viveu e superou dificuldades semelhantes a de tantos de vocês.



C- esses são os que me parecem agraciados com o tempo livre para estudo. A esses eu só posso sugerir, aproveitem esse benefício, não se distraiam e percam horas preciosas com bobagens e  coisas que só fazem nosso precioso tempo ser perdido. Redes sociais, e-mails, celulares, vídeo games, sono e ócio (que também é essencial para uma vida feliz) podem ser usados com racionalidade. Ninguém morre se ficar "desconectado" por algumas horas (cito isso por hoje a internet ser um dos maiores fatores de "perda de tempo" entre as pessoas e os brasileiros estão sempre dentre os maiores prejudicados nestas listas.

Se inspirem em seus muitos colegas, marcados com a letra B que agora mesmo devem está procurando uma única hora para conseguirem se dedicar ao curso.

D- Nos textos marcados com essa letra, o que evidenciou  foram difuldades para a construção do texto, não necessariamente passando por problemas ortográficos, mas apenas que aquelas pessoas devem trabalhar melhor a habilidade de expressarem seu pensar, de argumentar, através da linguagem escrita. Seus textos devem ser melhor desenvolvidos, ter mais coesão.

Não nego, que talvez alguns dos que foram marcados assim, talvez o tenham sido por pura preguiça ou pressa no desenvolver da tarefa; se não foi o seu caso, tentar escrever mais, ler mais (textos de qualidade) e buscar ajudar para melhorar essa habilidade são importantes para a atingir de bons resultados nas disciplina do curso. Apenas imaginem um advogado, ou delegado, ou promotor, que não consegue escrever um texto que se faça entendido por todos os seus destinatários...

E- Por último, mas não menos importante, alguns alunos (graças a Deus...) tiveram o texto marcado pela letra E, a para esses o recado é claro: MELHOREM ESSA LETRA. 

Claro que mando esse recado pensando também em mim, pois muitas vezes serei eu quem deverá decifrar os textos. Mas também é um recado de grande valia para os portadores dessas letras.

Os professores em geral, vão se esforçar buscando o quê aquelas letras querem significar, podem perguntar, passar por cima, facilitar-lhes a vida. 

Mas em algumas situações da vida vocês serão avaliados através de seus textos escritos (não digitados) e em concursos públicos, seleções de emprego, na prova da OAB, a letra ruim, dificil de ser entendida é motivo de desvantagem, o que podem prejudicar vocês.

Mas o quê fazer nesse caso? É fácil, treino, treino, treino. Se a letra é muito pequena, tente escrever maior, se é feia ao ponto de não se fazer entender (os famosos garranchos) vale até a caligrafia e para quem aprendeu a escrever com a régua, se lembrem que ela deixa torna algumas letras dificeis de serem identificadas pelo leitor.

 Esses pontos não são definitivos, até porque eu não ouso querer ter o poder supremo de avaliação sobre quem quer que seja, apenas, eu,  Katia Farias, professora com alguns anos de experiência, tentei mostrar meu ponto de vista e aconselhar alguns alunos em pontos que entendi importantes. Ninguém deve ser crucificado por tentar ajudar. Lembrem.

Se acharem válido, trabalhem em cima daquele ou daqueles pontos e se não acharem que se encaixa ao seu caso, simplesmente esqueça o comentário e guarde o "visto" para o momento oportuno.

Mas além de As, Bs, Cs, Ds e Es, quem são os alunos novatos do primeiro semestre da FACET em 2013? 

Somente para variar, somos uma verdadeira catarse de contrastes, uma sopa de várias identidades completamente díspares, que apesar de tornar um desafio imenso a quem se aventura ser professor, por outro lado, e eu sou positiva, também proporciona a experiência de conviver dentro de uma diversidade incrível.

Nós temos em sala de aula de gente como Cinthia, caçula das turmas,  idealistas como Arthur e Rayane, concurseiros, como Graciete, gente que atualmente somente estuda e outros que eu mesma não sei onde encontrarão tempo para mais uma atividade...não é Maria José?

Temos pessoas que pararam de estudar há anos e agora retomam, outros que estão no segundo curso, vários que começaram e pararam várias faculdades e agora encontraram direcionamento e VÃO TERMINAR a faculdade de Direito.

Temos muitos idealistas, pessoas que vêem no Direito um instrumento transformador da sociedade, "para defender o certo", ....e viva aos futuros juízes, delegados e promotores, como Plínio e Crisllaine, dentre outros, que apontaram as profissões mais citadas nas dissertações

Temos ainda gente que escolheu a faculdade, quando outros estão querendo mais é apenas ver a "vida passar"...Pode ter certeza que esses certamente serão dos que mais prazer encontrarão na rotina diária de estudos, nos trabalhos, nos desafios diários. 

E terão muita experiência e conhecimentos de vida para compartilhar com todos nós.

Não posso esquecer ainda a miscelânea de profissionais...pois se existe uma parcela de alunos que são apenas alunos, também temos vários professores de matemática, de geografia, administradores, entendidos em informática (viva!!!!!!!!!) militares de formação, contadores, normalistas, agrônomos!

Saiba Iradelma, que você vai ser muito solicitada em sala de aula com seus conhecimentos...quem mandou me contar seu segredo, afinal sua dissertação "tem a cara, cheio e gosto" de um tópico do curso que fala nas conexões existentes entre o Direito e outras Ciências. Seus objetivos pessoais são a comprovação prática da teoria.

Também posso contar que apesar do sonho individual ter sido muito citado, algumas vezes por conta de visões do mercado de trabalho, de necessidades para crescimento em carreiras já iniciadas, não tenho dúvida que o maior fator estimulador à escolha do curso de Direito nas turmas 1 e 2 é a família; a grande maioria das dissertações sempre citaram influências familiares indicando o motivo da escolha. Tem até casal que decidiu estudar junto, para estimularem um ao outro, bem como mãe e filho.

Fora isso, posso dizer que quem já trabalha no campo jurídicos, e temos vários funcionários de escritórios de advocacia, apontam esse fato como determinante na escolha.

Há também uma parcela de alunos, especialmente os mais jovens, que demonstram uma preocupação imensa, exatamente por não estarem tão certos sobre a escolha que fizeram...a estes, eu digo, com tranquilidade, fiquem calmos, aproveitem e o tempo lhes mostrará, certamente, o caminho a ser seguido. 

Apenas para ilustrar, eu escolhi o curso de Direito porque no auge dos meus 16 anos de idade porque não achava que iria passar no vestibular e com medo coloquei o curso mais concorrido da época (eram 17 para cada vaga), para quando reprovasse, meu pai não ficasse tão "brabo"...a questão é que deu zebra e eu passei.... e não sabia à época, sequer para que servia o curso de Direito...Aos poucos esse "chute" se mostrou muito bem dado e hoje eu acho que escolhi o curso certo para mim, ainda bem. Espero que vocês também tenham a mesma sorte, mas se não o tiverem, a vida é longa e as portas sempre aparecem, bem como o caminho que devemos trilhar. Só não deixem "o bonde passar" por absoluta falta de perseverança e foco.  

Realmente 17 anos é muito cedo para  a gente exigir certeza quando se tem tanta coisa a viver....

No mais, quero encerrar o texto, que também é um texto de BOAS VINDAS, homenageando aquelas que certamente se destacaram em seus textos, que derreteram meu coração, e que são maioria absoluta dos alunos novatos: as mães. Fica aqui registrada minha admiração e torcida por todas aquelas que dentre seus sonhos, dificuldades e arranjos, mostraram que são profissionais, esposas, do lar, alunas,  mas que são acima de tudo MÃES, em busca de um futuro melhor para suas familias, do crescimento pessoal em várias dimensões e que todas as promessas feitas em seus corações e textos têm como fontes essenciais o amor a suas vidas e as seus filhos e famílias, sejam elas tradicionais ou na forma especial que Deus as desenhou para cada um de nós. Sejam muito bem vindas! Irei aprender muito com  vocês!

E todos nós, certamente, aprenderemos muito dentro de um universo tão plural, o que nos leva, no mínimo ao exercício diário da tolerância e da paciência, o que já é um grande ganho diante das dificuldades que o mundo passa atualmente.


SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS!

See u

Katia Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário